Jen, O Lobo Solitário!
Encontrei esta simpática figura pela primeira vez no Porto, lá para as bandas de Miragaia. Abeirou-se de nós e, como quem anda de bicicleta não necessita de desbloqueador de conversa, logo ali se pôs a desbobinar a sua aventura.
Deste cavaleiro do asfalto, só me lembro que se chama Jen, que vem de Praga na República Checa e que já tinha nas pernas qualquer coisa como 4000 quilómetros pedalados, numa máquina que fiz questão em experimentar o peso e garanto-vos que menos 50 Kg não eram.
O linguajar em que nos fizemos entender, andava pelo macarrónico francês, um inglês das cavernas e uns desenhos de criança, mas deu para entender que este Jen é animal de têmpera do género, mais vale partir que torcer, e eu, fiquei logo ali a magicar a vida deste solidário do pedal que me ficou a fazer inveja pela coragem demonstrada em fazer-se à estrada lá da sua longínqua terra até aqui aos confins da Europa.
Despedimo-nos do Jen e prosseguimos o nosso caminho que nesse dia nos levaria até à Póvoa de Varzim onde dormiríamos em confortável hotel, o Jen, pelo contrário, havia-me pedido como conselho, se era muito perigoso dormir na praia!
Disse-lhe que Portugal era um país relativamente seguro e como ele não tinha nada de valor para roubar, ainda menos se interessariam por ele em caso de se encontrar num cenário dessa natureza.
Fizemos o nosso caminho até Santiago de Compostela, onde voltámos a ficar bem instalados nos dois dias que aí permanecemos.
No último dia lá fomos de novo à Praça Obradoiro, qual não é o nosso espanto quando junto ao Km 0 estava o nosso amigo Jen.
Surpreendidos por aí ter chegado tão depressa, Jen debatia-se agora com vários problemas. Não tinha onde dormir (os albergues estavam a abarrotar), tinha o nariz e os lábios numa lástima por via do escaldante sol e também não tinha comido nada e dinheiro era coisa que não possuía.
Fiquei ainda mais boquiaberto com a coragem deste companheiro da estrada que apesar de tudo continuava optimista e brincalhão.
Fizemos então uma colecta para que com algum dinheiro pudesse aliviar algumas das suas preocupações imediatas. À medida que a conta engrossava os olhos de Jen sorriam. No final e em sinal de agradecimento disse que o dinheiro recolhido lhe daria para mais uma semana.
Fiquei a pensar neste marmanjo e de algum modo na inveja que tinha dele, tanto mais que senti que também eu poderia viver daquela, ou de maneira parecida, e não é nada com que não sonhe acordado em muitos dos meus dias sensaborões.
Não cheguei a saber se o Jen tinha mulher e filhos, se tinha emprego, se tinha amigos, se tinha ambições, fiquei apenas com a sensação que lá no fundo dos seus olhos havia qualquer coisa que nos une, mas que não sei explicar.
Não voltei a ver o Jen, mas estou convicto que um dia destes vai aparecer aqui pelo blogue e nos vai esclarecer a todos e especialmente a mim, o porquê dessa interminável sede de liberdade, que o leva a abdicar de alguns dos seus valores para em troca usufruir do brilho das manhãs e do silêncio dos crepúsculos.
Boa viagem amigo…um destes dias voltaremos a cruzar vidas e bicicletas.
4 Comments:
Tudo o que nos acontece pelo caminho nos faz pensar.
Porque será que nos acontece?
Sei lá!
Que importa saber?
Encontrámos o Zé Lima( paraplégico que em cadeira de rodas bate Portugal de lés-a-lés) ,o Zé do Pedal( que num Kart a pedal percorreu os caminhos de Paris a Jonesburgo,em mais de 2 anos de pedaladas diárias) ,o Jen(oriundo do Republica Checa),heróis solitários do asfalto,que tornam o nosso esforço e a nossa "peregrinação"anual(+ de 700 km.) completamente insignificante.
Apenas sei que a placa do Km 0(zero) frente á Catedral de Santiago de Compostela é o centro do mundo.Onde milhões de seres humanos derramaram,derramam dia-a- dia e continuarão a derramar uma lágrima,por vezes contida, plena de emoção,aquando da chegada.
Isso me basta!
No próximo ano há mais...
PEDALAR É PRECISO!
Haja sáude!
ups!
ps. o NAP fez mais de 1000 Km,uma vez que arrancou do Algarve,tal como no ano passado.
Lurdes Salgueiro,
Lindo!....
Ana Isabel Curva,
Maravilha!
AMIGO nAPOLEÃO
Para onde quer que lhe mande as fotos do aniversário das Ceifeiras?
É que não vejo afinal nenhum email seu conhecido.
Pode usar os filmes que meti no youtube, as fotos que guardei não publiquei para o amigo as poder usar no seu blogue
José Júlio
casa das primas
julio.casadasprimas@gmail.com
Enviar um comentário
<< Home