Carta aos Leitores do Pulanito
Às vezes fico aqui diante desta mesmíssima folha virtual e penso: - mas com que raio de palavras é que vou preencher esta folha?
Fico por aqui ás voltas com o pensamento a cem à hora e regra geral fecho o raio do computador frustradíssimo com a minha falta de imaginação. Fico aqui à procura de mim e busco e rebusco, mas não me encontro!
Penso mesmo que se me esgotou o assunto, e assim sendo, o melhor é dar por encerrado este capítulo da minha vida chamado Pulanito e pronto!
Um certo estado de alma
Quando iniciei este blogue em 2006, ainda não existiam redes sociais, logo, os blogues eram a forma mais imediata de comunicar, de expormos aquilo que nos ia na alma e caso a coisa ganhasse alguma aceitação, esta, funcionava como forma de alento à continuidade de milhares de escribas que de repente saltaram dos armários para as pantalhas dos computadores e vá de darem largas à agilidade mental necessária à alimentação dum bichinho, que com o correr do tempo, ás vezes se transforma em monstro.
Essa agilidade em forma de imaginação acompanhou-me de quando em vez, e quando tal acontecia, lá aparecia um textozito que sem ser nenhuma obra literária, era uma coisa que me dava um certo gozo “esgalhar”.
Lia, relia, corrigia, alterava, cortava até que sentisse que aquela amálgama de palavras passasse de sopa de letras a puzzle de palavras, onde os últimos retoques, a derradeira lambidela, a substituição de um adjectivo por outro me desse o gozo de quem apruma um filho, endireitando-lhe o laço ou apartando-lhe a marrafa.
Esta coisa tem durado os últimos quatro anos e mais de 77 000 visitas, o que não é nada mau, considerando que este é um espaço muito particular, muito umbilical e ainda por cima com textos chatos e longos que só mesmo os mais persistentes têm a paciência, e ás vezes coragem de ler.
Conto aqui trazer proximamente e em exclusivo para o "Clube dos Amigos do Pulanito" algumas novidades que podem ser interessantes e que de algum modo estão relacionadas com a vida deste espaço.
Por outro lado, o meu amigo Joaquim Miguel já me anda a azucrinar a cabeça com a ida a Santiago de Compostela que sendo este, ano de Xacobeu , em vez de Junho, demandaremos terras do meu homónimo nos finais de Julho, ficando desta vez dois dias em Santiago, para podermos apreciar e sentir a magia de tão místico lugar.
Como não tenho treinado, estou gordo como um porquinho alentejano. Conto libertar-me dos quilos que a mais carrego a partir do dia de amanhã, altura em que irei começar essa luta titânica que é perder cerca de dez quilos em três meses sem recurso a medicamentos nem aspirações estomacais.
Bem. Como a conversa já vai longa e não devo nem posso, abusar da paciência de quem por aqui passa, deixo apenas um pedido de desculpas pelo pouco que por aqui tenho passado.
12 Comments:
Ganda Nap,
ter inspiração para debitar textos giros como os teus não é como encher chouriços(dizem).
Vai "parindo" como podes que a mais não és obrigado.
Das dores de parto não te queixes, já que o único que tem razão para queixas é o nosso amigo Carneiro.
O Gajo liga-me com frequência a pedir que mate um porco preto(coisa que sei dever-lhe) e o convide ,sem o desconvocar quase de imediato com a desculpa ,de mau pagador,já muito estafada: a chuva que vai caindo mesmo a propósito e os fabulosos golos do Di Maria,sem qualquer propósito(eheheheh, o gajo passa-se,não contes nada disto).
Quanto ao peso não te importes por agora.Vai dando ao pedal devagar.Em Julho vamos estar todos em forma,como de costume....O Maurício tem aparecido e vai sempre perguntando por todos e termina,com o seu jeito habitual,"quando é que é essa merda?"...
Amigo"o caminho faz-se caminhando".Podes iniciar a contagem decrescente e um dia destes serás convocado para uma pedaladas por aqui.
Vai um abraço!
Haja Saúde
jm
Caro Napoleão
Depois de ler este texto só numa parte te poderei ajudar.Ofereço a companhia para fazer-mos uns treinos quando estiveres por Entradas.
Um abraço e enorme vontade para a dieta.
Jmatos
Elisabete Ponte
Boa noite Pulanito....estou aqui na minha guerra....
João António Domingos,
Pronto, pronto amigo, então? são influencias do tempo? Cansaço de outros escritos que ainda não tive oportunidade de espiolhar?
Já agora, não me lembro de ter contribuido para esses dez quilitos(mas tenho pena) resta-me o consolo de ter contribuido para outros que não estes e a certeza de que para outros contribuirei no futuro (Metaforicamente falando, claro!!)
Força Santiago...
Abráço
Ps - Sexta-feira, destino Pequim, lamentavelmente sem a preciosa companhia dos meus queridos amigos, companheiros de outras andanças.
Ora, ora!!!!! Queixas-te tu de falta de imaginação? Logo tu, uma pessoa que tem imaginação para dar e vender?
Adoro a tua escrita, moço! Vamos lá a pegar na pena e trabalhar! :-)
Beijinho grande, meu amigo
Olha, muito aprendi a vir aqui hoje.
Afinal eu é que ando a pedir uma matança... Eu, que estou de dieta !
Para que conste a única matança que pedi e peço é a da minha sogra.
Também já me prometeram perdizes e levei fraca...
Santiago em Julho? Não sabia de nada. Só me costumam convidar quando não posso ir.
Mas em Julho tenho a concentração motard de Faro... parece que daqui até lá não há tuneis e o caminho se faz todo ás claras.
Quanto á tua escrita, já sabes: Quando quiseres fazer um romance urbano com raízes rurais a meias...
Começas tu com uma personagem daí e eu com outra daqui e elas hão-de se encontrar um dia, nem que seja em Mourão...
Agora o outro gajo, desde que começou a ganhar alguma coisa, o cérebro subiu-lhe á cabeça...
Para o Carneiro,
Tu és como os "cornos" são sempre os últimos a saber.
Quanto ao romance...não sei se não devêssemos juntar sinergias.
O mundo dá tanta volta que ainda regressaremos a Mourão para iniciar essa viagem escrita...quem sabe.
A sementinha já cá está...agora precisa de ser regada.
Também podíamos cagar nisto tudo e montar-mo-nos nas biclas e ir por aí e escrever uns livros de viagens..
Olha por mim já estou a viajar...
Olha o Carneiro!Cá onde anda o gajo(caladinho que nem um rato)...Anda zangado com o amigo do Pita,só porque o gajo comeu umas burras de porco preto entremeado e não o convocou,ou seja desconvocou de forma ardilosa(tipo truque de túnel).
Se o vires em Mourão diz-lhe que este ano precisamos dum bom batedor de mota vermelha com aquela massagista habitualmente bem despida,para atravessarmos em segurança o túnel da ribeira.
Então cantaremos"da Ribeira até à Foz...e lampiões alegres que nem ginjas".
Haja Saúde
jm
Ps.o truque do túnel é assim:tu provocas o gajo;ele irritado prega uma boga na peruca do Pita e eu assoobiu para o lado,,,
Mas tu ficaste de escrever?
este ano para os peregrinos não pagarem portagem, é melhor eu estar lá para garantir que nenhum steward provoque a casa de benfica do divor.
Mesmo sem ser convidado - o sentimento de culpa e de vergonha é tão grande que o chefe da equipa este ano nem me convidou - eu estarei lá em cima na mesma a velar para que a passagem seja pacífica e aprazível.
Desde luego para haberte abandonado la inspiración no te falta imaginación. Espero que disfrutes de Santiago.
Carlos Monteiro,
Força companheiro. Que nunca te doam as manitas.A tua prosa é sempre uma lufada de brisa Alentejana - qual doping para nos pôr de bem com a vida. A ver se p´raí bebemos um copito do branco da Amareleja e pomos a escrita em dia. Um abraço.
Enviar um comentário
<< Home