Chico Italiano - Um Personagem Com Carisma.
Chico Italiano - Uma História from Fabrica de Imagens on Vimeo.
Há por esse Alentejo fora, representantes da raça transtagana que são verdadeiros exemplos duma linhagem em vias de extinção.
O Nuno Guerreiro, alentejano de Moura e meu colaborador trouxe-me a história contada em vídeo desse seu conterrâneo; uma figura impar da cidade do Alqueva.
Este alentejano tem orgulho na profissão que pratica: é técnico de recolha de resíduos urbanos, ou seja: é varredor de ruas, almeida, fitipaldi, o que se lhe queira chamar, mas o Chico Italiano desempenha com conhecimento e galhardia o "metier" que lhe foi destinado.
Este alentejano tem no seu veículo de recolha do lixo o seu objecto de culto, que também é motivo de curiosidade para visitantes e para mourenses.
O veículo do Chico Italiano está "kitado" com vários apetrechos. Nas rodas os inevitáveis cd’s que servem de reflectores conforme explica o condutor de tão peculiar veículo.
Por altura de importantes acontecimentos internacionais a bandeira verde-rubra faz parte integrante desta pseudo-instalação andante, onde o nosso Chico recolhe os detritos que os outros não depositam nos recipientes apropriados.
De entre a panóplia de "gadjets", podemos admirar ocasionalmente uma estação meteorológica, vulgo cata-vento, a imagem de Nossa Senhora prantada na frente do veículo ou ainda uma antena radiofónica que não serve rigorosamente para nada; mas quem é que anda à procura de explicações?
Cumpre o seu horário deixando num brinco a parte da cidade que lhe está destinada manter.
Pela tardinha quando o trabalho deixa de ser a sua preocupação mor, Chico Italiano transforma-se noutro homem, que sendo o mesmo que há pouco quase nos varreu os sapatos, agora apresenta-se como: O Verdadeiro Artista.
Nas tardes de Verão, quando os dias são maiores que as noites, Chico Italiano percorre os estabelecimentos vínicos da cidade, bebericando um copo aqui, uma mini acolá, ao mesmo tempo que debita muita da sua particular filosofia de vida, cuja máxima é: vive e deixa viver!
Do alto destas inquestionáveis verdades o nosso protagonista vai exibindo a extensa quinquilharia que lhe adorna braços, mãos e pescoço, e nos olhos os seus inseparáveis óculos escuros quer de dia quer de noite. Talvez tenha sido nesta prestigiada figura que Pedro Abrunhosa se terá inspirado para criar o personagem artístico que lhe conhecemos.
Ao contrário de Abrunhosa, sempre que uma caleira mourense o aborda dizendo-lhe que com os olhos lindos que tem não devia de andar de óculos escuros; Chico faz-lhe a vontade e mostra-lhe os dois faróis que lhe iluminam a face e sorri-lhe agradecido.
Depois, montado no seu ego, vai empurrando rua acima, rua abaixo a estranha viatura que já faz parte do espólio emocional da cidade.
PS: o video é um pedaço longo, mas é uma delicia, especialmente quando o Chico Italiano se transforma no: Verdadeiro Artista. Não percam!
9 Comments:
Genial!
Todos temos com certeza variadíssimos Chicos Italianos nas nossas terras :)
O que me fascina é o facto de ver as pessoas felizes com as vidas que têm!
Gostei mesmo..
grande chico italiano. kusturica iria adorar tê-lo num dos seus filmes. mais do que um cromo, um exemplo de transparência e humildade.
Este Chico Italiano é exemplo de quem está de bem com a vida.
A maneira como o homem se veste a si e ao carro é lá com ele.
Quando este tira os óculos no final do video, dá para ver que estamos na presença de uma alma sã em corpo espalhafatoso; mas se assim não fosse, não se distinguiria do comum dos mortais, e assim quando for a Moura, hei-de ir á procura do grande Chico Italiano.
Obrigado por nos presenteares com estes exemplos de banalidade pura,
singela, enternecedora.
às vezes dou comigo a pensar se ainda há pessoas que conseguem ser felizes nos dias que correm; pelos vistos sim e o Chico Italiano é um exemplo dessa felicidade, de quem se satisfaz com pouco e carrega consigo todas as suas riquezas.
Jlemos
Aqui está um exemplo de um excêntrico que parece ser feliz e não precisa que lhe saia o euromilhões:trabalha e é autosuficiente.Não sabe bem onde vive o filho mais novo(?) dos 5 que a vida lhe deu. Viveu,pouco tempo, uma segunda paixão que afinal tmabém não resultou.Assim,como assim,tristezas não pagam dívidas...Há que viver!É mais um dos que goza com isto tudo.Faz ele bem!
Haja saúde!
jm
Ganda cromo.
O cota é fixe. Deve gostar da musica do seu filho.
Quero deixar aqui os meus parabéns ao blog e ao seu autor. Somos os autores do filme aqui publicado, e como deve ter percebido não limitámos a sua inserção em qualquer site, mas seria de bom tom um e-mail a informar da vossa intenção, o qual não seria certamente negado.
Gostámos particularmente da sinopse que fez do filme.
Parabéns
fabrica-de-imagens.blogspot.com
O CHICO ITALIANO é uma personagem bem conhecida em MOURA é uma pessoa bastante original,vivendo numa região ainda com preconceitos e tradições,assume a sua maniera de viver,certamente que a vida não lhe deu grandes oportunidades mas a originalidade daria certamente um HOMEM NA MODA quem sabe?talvez um JOHN GALIANNO ? Ou um KARL LAGARFELD? bravo de viver ao seu gosto.! Isa
O Chico italiano é uma personagem bem conhecida em MOURA,admiro imenso a sua maniera de viver ,MOURA é uma pequena cidade no interior do ALENTEJO aonde ainda há preconceitos e fortes tradiçôes ,este HOMEM,passa ao lado de tudo isso, e dá-nos uma lição de tolerânçia !a vida certamente que não lhe deu grandes oportunidades,mas estou convicta que questão --MODA--- puderia ter sido talvez um creador,a sua originalidade daria certamente uma espériez de JOHN GALIANNO,ou KARL LAGARFELD , ............bravo CHICO! Isa (suiça)
Como Mourense conheço evidentemente o Chico Italiano embora não faça parte das minhas relações amicais mas é um personagem que não deixa ninguém indiferente por diversas razões, os mais mal intencionados riem dele, fazem comentários ofensivos e até vão dizer que ele é doido, mas não o Chico não é nada disso ele é um original que tem um trabalho que cumpre escrupulosamente e com uma consciência profissional sem falha e vive no mundo dele sem causar qualquer prejuizo seja a quem fôr e que se assume completamente no seu role de pseudo fashionista e sobretudo está nas tintas para o que quer que digam.
O problema é que nas nossas sociedades ditas evoluidas a diferença incomoda.
Parabéns Chico e sobretudo não mudes
Enviar um comentário
<< Home