De volta
Pois é! Estive de festa lá pelas bandas da minha pátria alentejana, e isto de beber minis, comer frango assado, voltar a beber minis, comer leitão, voltar a beber minis e depois voltar de novo a beber minis é completamente incompatível com escrevinhar seja o que for.
Estive uma semana inteirinha em Entradas, quase que me desabituei do resto do mundo.
Quarta-feira à tarde (dia 23/07) já eu não sabia como havia de estar de maneira a pisgar-me para Entradas. Na verdade parecia um inquieto moço pequeno em vésperas de viagem de férias grandes.
Como ia por um período mais alargado que os habituais fins-de-semana, o meu contentamento era redobrado, ainda por cima as Festas de Santiago prometiam ser de arromba.
Quinta-feira dia 24 de Julho, andei numa roda viva ultimando os preparativos para a corrida de touros que teria lugar no dia seguinte e que tanto eu como os meus camaradas da organização, António José Brito e Fernando Cotovio, queríamos que corresse às mil maravilhas, o que veio a acontecer.
Em dia de sexta-feira Entradas é invadida por milhares de forasteiros que vêm assistir a esta corrida de touros com calendário marcado para a última sexta-feira do mês de Julho pelas 22.00 horas.
A coisa correu bem, excepto para um forcado do Grupo da Cuba que teve a infelicidade de partir uma perna, mas segundo sei já foi operado e está em franca recuperação.
Correram-se os touros e as minis continuavam a correr também a um ritmo assinalável.
A festa continuou Sábado a dentro com as mais diversas actividades que iniciaram pela manhã com o paintball a que não assisti, depois havia torneio de sueca, uma modalidade que põe à prova a destreza mental dos melhores jogadores da região.
Pela tardinha, voltámos ao frango e ás minis assim como se o mundo estivesse para acabar.
Miguel e André, essa dupla romântica, fez a delícia de muita moça alentejana com as suas baladas que até zunem nalguns corações mais ou menos disponíveis para amar.
Constava do programa que no Domingo, este vosso amigo se disponibilizava para uma conversa que tinha por tema: De Santiago de Entradas a Santiago de Compostela – uma viagem em bicicleta.
Os restantes dias em que tenho estado desaparecido “ em combate” tenho-os empregue em reflectir sobre a vida, que tendo-me sido até agora prazenteira quero-lhe dar uma volta logo que a coragem mo permita.
Etiquetas: cante alentejano, entradas, festas de santiago, Santiago de Compostela, santiago de entradas