Regata: Palos de la Frontera - Lagos
Não sei nadar, não sei marear, não sei o linguajar dos marinheiros, em suma: só sei que nada sei! Serei provavelmente um pesado fardo para aqueles que insistiram em que deveria fazer parte da tripulação como cronista de bordo a regata Palos de La Frontera - Lagos.
O meu amigo Amadeu Henriques, comandante e dono do Gémeos II, um veleiro com cerca de 44 pés e capacidade para 8/12 pessoas.
Já no ano passado era para ter participado nesta viagem que, segundo relatos de anteriores jornadas marítimas é sempre um marco na vida de quem as faz e, este ano, como o convite se manteve, decidi aceitá-lo e procurar aniquilar alguns fantasmas do medo do mar que há muito me perseguem.
Aqui trarei a diário as incidências, episódios, histórias ou simplesmente o relato do que vai sucedendo, tanto mais que foi para isso (e não só!) que me convidaram.
Outro dos meus amigos do peito também vai lá estar , o João António Domingues, esse berbequim palrador ( picareta falante era o outro!), que suponho ter um contrato com a Duracell e outro com a Wikipedia, tal é o tempo que consegue estar a falar e a variedade de temas que abarca.
Aqui falarei de cada um dos tripulantes e procurarei traçar um perfil à minha maneira de cada um deles, mas pelo que vi ontem ao almoço é cada um pior do que o outro, e eu, francamente, não sei se tenho pedalada para tanto malabarismo aquático.
Para termos uma ideia do que me espera, ontem (sexta-feira 1/07) fizemos um almoço para definir algumas estratégias e rumos e ainda distribuir tarefas aos tripulantes, nomeadamente hora de partida, compra de mantimentos e limpeza da embarcação.
Resultado! O dia e hora de partida, tanto podia ser a seguir ao almoço( até porque alguns de nós mentalmente já havíamos partido!) como hoje: Sábado, como mesmo: Domingo ou ainda: Segunda-feira de madrugada, o que vos dá uma ideia da capacidade de decisão desta Montypaitiana equipa; portanto aqui estou de prevenção para o que der e vier.
A primeira de muitas páginas da famosa lista de compras - Na verdade não parece que vamos ali a Palos, mais parece que vamos dar a volta ao mundo.
A lista das compras, mais parecia um testamento e a avaliar pelo peso dos líquidos. De sede não morreremos durante largos meses senão anos.
Esta tarefa ficou a cargo do João A. Domingues e do António Baião, outro tripulante do género se alguém disser: Mata, ele remata com um pronto: Esfola!
Conheço mal os outros dois tripulantes, ambos Filipes, sendo que um deles ao que parece tem uma particularidade muito apreciada pelo género feminino: É um individuo muito reservado, muito calado só falando mesmo pela certa. E se não estou enganado é deste tipo de tripulantes que as senhoras gostam, ou será que ainda tem algum outro predicado que o torna especial. A seu tempo veremos!
O último tripulante (O outro Filipe) é um respeitável causídico Portimonense que ao que ouvi dizer quando tira a toga tem tendência para partir a loiça, e isso é verdadeiramente saudável, que o digam os gregos que em tempo de festa não fazem outra coisa.
Estou aqui por casa a fazer a mala, a procurar não me esquecer de nada, sobretudo do computador e da máquina fotográfica para poder cronicar esta minha primeira regata no papel de relator e, pelo que se me afigura, vai ser escrever até me doerem os dedinhos todos.
E como que vai para o mar, avia-se em terra, vou procurar não me esquecer de nada e sorver todos os minutos em que estiver desperto para aqui vos poder trazer a perspectiva de um alentejano de sequeiro, que nem nadar sabe, em pleno alto mar.
Vão aparecendo e comentando...
PS: Próxima crónica quando partirmos. Quando isso será? Não sei!
2 Comments:
Boa viagem a todos e não te esqueças de andar de pernas abertas,para manter o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação:-)
E uns comprimidos prós "almareios"...QUE TUDO CORRA BEM!Ventos de feição!
Venham de lá essas crónicas,que a malta vai estar atenta e gosta dos teus escritos.
Vai um abraço!
jm
se todos os dias do resto da minha vida fossem passados com a alegria e camaradagem que passei nesta semana vos garanto que talvez fosse uma das pessoas mais felizes de sempre.
Amadeu Henriques
Enviar um comentário
<< Home