Na Apanha da Azeitona
Ir á azeitona é uma prática que faz parte do calendário de alguns da minha família.
De facto a perspectiva de levantar cedo, andar pendurando nas oliveiras ou então de rabo para o ar em posições a que o corpo não está habituado, não é o melhor dos programas seja para que fim-de-semana for; agora se o frio fizer “entenguer“ os dedinhos e enregelar a alma, então é que entre ficar na cama e apanhar uma estopada destas, é sempre preferível o calor do edredão à perspectiva duma trabalheira desta natureza.
Bem, isto é vendo a coisa pelo lado do “confortozinho" urbano a que com os anos nos fomos habituado; mas se por outro lado, pensarmos que um dia no campo, no silêncio da planura respirando o mais puro dos ares e recolhendo um fruto, que mais tarde será escolhido, seleccionado, cortado, curtido e depois temperado, que sabemos haver sido apanhado por nossas mãos, o sabor é elevado à categoria de experiência gastronómico-sensorial.
Noutros anos, costumávamos ser mais, mas a idade vem pesando naqueles que no calendário do frio de Novembro, marcam um ou mais dias para que o reencontro com a natureza seja celebrado em forma de moda alentejana que um de nós começa e os restantes acompanham.
Minha avó Chica e a minha tia Francisca, sempre diziam: - moças cantem modas alegres que a apanha faz-se mais depressa e a coisa corre melhor. Hoje rimos ao recordarmos aqueles que não estando por cá fisicamente, só morrem quando a nossa memória se esvaecer.
Mais do que apanhar azeitona, este é um dia em que por entre ditos, estórias e cantigas reforçamos a fraternidade que nos une através da apanha das pequenas bagas, cujas folhas da sua árvore em forma de ramo são o símbolo universal da paz.
5 Comments:
Nap,
a estória é bonita,tem beleza poética e é real.
Mas a malta aqui compra azeitonas mais baratas no Lidl:))
ups!
"A azeitona já está preta
já se pode armar aos tordos
Diz-me lá ó cara linda
Como é que tu vais de amores novos|"
assim dizia uma velha canção
Boa imagem, demonstrativa de que como ainda há alguém que faz amor com a Natureza...
Infelizmente a maior parte das oliveiras são tratadas à porrada!
Mais um texto a cheirar a campo,a terra ao ALENTEJO.
Um abaço
jmatos
Por favor preciso da canção completa da azeitona "apanhei uma azeitona", pois estou a ensaiar canções antigas com os meus utentes (crianças dos 3 aos 10 anos). é importante
Enviar um comentário
<< Home