Fernando Pessoa em versão Hip Hop no Terreiro do Paço
No próximo dia 13 de Junho completam-se 120 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa. Para celebrar a data, a Casa Fernando Pessoa e a Câmara Municipal de Lisboa decidiram lançar um desafio à editora Loop:Recordings e marcar um encontro entre os escritos do poeta e algumas das mais aplaudidas vozes do movimento Hip Hop nacional.
O primeiro resultado desse desafio será o espectáculo que no próximo dia 13 tomará conta do Terreiro do Paço, junto ao Martinho da Arcada, local predilecto Fernando Pessoa. A partir das 18 horas haverá música e graffiti para evocar a obra de Fernando Pessoa.
Melo D, Maze e Fuse dos Dealema, Raptor, Rocky Marsiano, Rodrigo Amado, Sagas, Dj Ride, T-One, D_Fine e Viriato Ventura (pai de Sam The Kid) serão os artistas que marcarão presença no palco montado no Terreiro do Paço. As actividades começarão às 18 horas, com DJs da Loop (Rui Miguel Abreu, José Belo, D-Mars, DJ Ride) a darem música à cidade enquanto painéis alusivos à iconografia pessoana serão pintados por Nomen, um dos mais reputados writers nacionais.
Entretanto, estão a ser dados os retoques finais num álbum de homenagem a Fernando Pessoa que a Loop:Recordings deverá editar em Setembro. Este projecto nasce igualmente do desafio lançado pela Casa Fernando Pessoa.
Tem direcção artística de D-Mars (aka Rocky Marsiano) e envolve artistas como Pedro Laginha (actor, vocalista dos Mundo Cão) em colaboração com DJ Ride, Marta Hugon em colaboração com os Spill de André Fernandes, Kalaf em colaboração com o trio do saxofonista Rodrigo Amado, D_Fine e Rocky Marsiano, Maze com o DJ Soma, Fuse, Melo D, Sagas, Raptor e Sam The Kid com o seu pai, Viriato Ventura.
A edição em CD deste projecto deverá ser acompanhada de um DVD com entrevistas aos diversos artistas envolvidos e imagens do concerto do próximo dia 13.
In Diário Digital a 29 -05 - 08
4 Comments:
Lá estarei!
Bruno S.
A propósito de Viriato Ventura.
Se me mostrassem um poema de Viriato Ventura e eu não soubesse de quem se tratava e me dissesem que se tratava de um heterónimo de Fernando Pessoa. eu (sinceramente)acreditava
Enigmático(nada me supreende).Confesso-mo leigo em matéria de estilo musical Hip Hop(na vida tudo me interessa).Tudo farei para estar às 18 horas de dia 13 de Junho ,junto ao Martinho da Arcada,refúgio de Álvaro de Campos,Ricardo Reis,Fernando Pessoa.
`
Lá quero estar,com amigos,após a Caminhada a Santiago de Compostela em bicicleta de estrada(4º cicloperegrinação)---Só que continuo a não perceber porque me é dado,modo contínuo ,tanta alegria de viver.Na vida nada
me surpreende ,tudo me faz reflectir....e não preciso sequer entender(apenas registo,com muito agrado,tudo,mesmo tudo).
SAM THE KID e VIRIATO VENTURA????
Quero revê-los,com a sensação de conhecê-los desde sempre.
Haja Saúde. joaquim miguel
Caro Pulanito,
Desde há algum tempo que venho lendo os seus escritos, sendo que uns são mais interessantes que outros, e outros ainda são simplesmente geniais.
Já tinha reparado nos dotes de "diseur" que nos dá a aconhecer no poema "slides -retratos da cidade branca" que me fez comprar o disco do seu filho.
Aguardo com alguma (muita) curiosidade a sua versão da Tabacaria do mais talentoso dos poetas portugueses.
Quando o puder publicar, ou quando o disco estiver à venda não se esqueça de nos avisar.
Helena Travassos - Coimbra
Enviar um comentário
<< Home