Caminhos de Santiago
Gosto desta coisa de decidir. Gera-se dentro de mim um mecanismo, que entrando num enorme reboliço elege esta ou aquela opção, algumas das vezes contra a minha escolha racional.
Digo isto porque tenho andando em baixo de forma há largos meses e de repente sou sobressaltado pelo meu grilinho das decisões que me aconselha mudar de agulha em relação aos meus hábitos de vida e me ordena entrar num novo ciclo, desta vez, um ciclo virtuoso em detrimento do ciclo vicioso em que tenho andado enredado.
Estava eu nesta grande disputa com o grilinho da minha consciência, quando recebo do Joaquim Miguel de Évora uma chamada dando-me conta da data marcada com partida para Santiago de Compostela que haviamos combinado no Verão passado.
Partiremos de Évora dia 7 de Junho mas eu partirei de Entradas no dia 6 de Junho para fazer a ligação de Entradas (que já se chamou Santiago de Entradas) a Santiago de Compostela, coisa que rondará aí uns 800 Quilómetros e de que obviamente vos trarei aqui notícias a diário, tanto mais que vou poder levar comigo o computador.
Como devem ter reparado aqui ao lado já tenho um relógio que marca a contagem decrescente para a próxima epopeia.
Algumas (muitas) pessoas com quem falo acerca deste tema, fazem o percurso mentalmente e não acham que seja grande fineza percorrer estas distâncias em bicicleta, mas acreditem, imaginando não dói, mas em cima das duas rodas a coisa às vezes é muito dura.
De qualquer maneira, não estou aqui para me lamentar, mas sim para convosco compartilhar a alegria que é vencer um desafio com este fôlego, e dele fazer mais um marco na lista dos objectivos alcançados.
Percurso (as distâncias não estão 100% calculadas)
Entradas – Évora 140 Km
Évora – Torres Novas 150 Km
Torres Novas – Guia 80Km
Guia – Ílhavo 100 Km
Ílhavo – Póvoa de Varzim 120 Km
Póvoa de Varzim – Baiona 110Km
Baiona – Santiago de Compostela 110Km
Percurso total: cerca de 800 Km