Diário de Viagem- 2º dia
Sorvo tudo quanto vejo
Meu lugar seja onde for
Meu coração, sempre Alentejo
Viriato Ventura in Alentopia
O dia de hoje para além das dores lombares e de não ter posição para me sentar no selim não teve assim nada de especial, daí se contar em três penadas.
Saí de Santiago do Cacém pelas 7.30 da manhã e para começar o dia 3 Km sempre a subir e lá se foi o pequeno almoço. O dia estava impecável, felizmente nesta viagem os meteodeuses têm-me acompanhado.
Escolho a N-121 para fazer este percurso. Consulto o mapa e reparo que são muito poucas as povoações que ela atravessa, já que faço deste jogo mental uma maneira de vencer as distancias, ou seja: nunca vou para o destino final, mas sim, para a terra que se segue no mapa, que se for engraçada pode ser motivo de paragem para uma cafézada e para meter conversa com algum local. Eu que sou introvertido dou comigo a tagarelar com tudo o que mexe, e quando tal não acontece são os meus botões que pagam as favas.
As aldeias que atravesso são um exemplo de fealdade, com as suas vivendas cobertas de azulejos, assim como se tivessem enganado e se esquecessem de fazer a casa de banho que estava planeada para o lado de fora da casa.
Enfim não parei em lado nenhum e só o fiz em Canhestros para uma paragem estratégica, que meteu sandes de presunto e litro e meio de água acompanhados de uma boa conversa com o Sô Zé que explorava o bar da colectividade onde manduquei.
Chegado a Odivelas, pequena aldeia junto à barragem com o mesmo nome, lá me hospedei, na Albergaria “O Gato”, casa com quem tenho relações profissionais há vários anos e que é um estabelecimento bem simpático e recomendável para quem quiser passar por estas bandas.
O perfume que exalava da cozinha fez-me adivinhar que nesta casa se come bem, e não me enganei de todo. O cozido de grão, o ensopado de borrego ou a feijoada de chocos foram alguns dos pitéus que me foram sugeridos, mas o cansaço e o tipo de actividade que por estes dias pratico, recomendam-me que coma um bifinho com salada, que de resto estava uma especialidade.
Albergaria O Gato
Quero ainda agradecer ao Francisco Maia, proprietário desta unidade hoteleira o facto de me disponibilizar o seu computador pessoal de onde faço esta crónica.
Depois da subida da Torre a que assisti na TV, fui até à barragem onde entabulei conversa com o pescador da foto que só no espaço em que estive a fazer-lhe companhia apanhou uma bela teca de axigãns. Barragem de Odivelas
E pronto agora vou jantar. Amanhã vos continuarei a dar novas desta epopeia que no dia que se segue, deve seguir para o norte alentejano de onde vos darei novidades pela tardinha.
PS: quero agradecer a todos os que têm comentado o Pulanito e dizer à minha família que a tia Felícia está em Lisboa acompanhado da minha andorinha predilecta que me segredou termos de a aturar por cá por muitos e bons anos.
A Albergaria O Gato poderá ser encontrada em www.mymultihotel.com
5 Comments:
vim logo espreitar as letras do pulanito para me certificar que está tudo bem com o meu herói! ...grande batalha esta pai!fico feliz pela tia:)
tenho pedido às andorinhas que te acompanhem nesta luta, já que não posso estar ao teu lado, é nestes momentos que gostava de voar...
continua a dar o litro estou aqui para te aplaudir na meta!
beijooo com saudades.
adoro-te
catarina mira
Apesar do cansaço aposto que esteve a ver o Benfica... Bem, lá ganhámos!! Força para a etapa de amanhã... Mesmo no feriado há pedalada?!
Espero que a sua tia fique boa rapidamente. É forte como o sobrinho!!
Abraço!
sempre em forma o meu pulanito!...
Cá estamos a seguir o mapa do teu caminho, com saudades mas com muita força para te dar.
Um gande beijo
grande inveja dessa tua aventura. para seguir todos os dias...
na volta podes passar por Castro :)
Ora cá estamos amigo Pulanito, tenho um segredo para lhe dizer, mude de direcção e vá direito ao seu Glorioso com uma petição para mudar de treinador.
Cá continuo perneta, mas atento a mais uma aventura do meu Amigo, um abraço às suas Andorinhas e força, que as dores no tal sitio passam.
Enviar um comentário
<< Home