Ciclovia do Algarve - 210 Km sempre a pedalar
Costumo correr aqui perto da minha casa no Algarve, escolhendo invariavelmente percursos por caminhos de terra batida que por aqui abundam.
Antes do final do ano fiquei algo surpreendido por uns pilarecos redondos que tinham um símbolo dum bicicleta, o que me deixou algo intrigado.
No último dia do ano fui fazer uma caminhada intercalada com corrida e os ditos cilindros lá continuavam espetados na terra, só que desta vez me dei ao trabalho de medir a distância entre cada um deles o que perfazia mais ou menos 250 metros. Para minha grande surpresa ao 4º pilar agora aparecia um marco que determinava uma certa quilometragem, foi aí que se fez luz. Estava em plena ciclovia do Algarve de que já ouvira falar, só que não esperava que esta fosse delineada com tanta rapidez, já que estas preciosas indicações foram aí colocadas no último dia do ano, um Domingo!
Sem querer entrar em conjecturas que me levariam a calcular que o prazo limite para a concretização do projecto fosse o último dia do ano, fiquei de facto muito contente por este projecto estar em vias de conclusão o que me deixou de imediato o desejo de o explorar.
São 210 Km que ligam Sagres a Vila Real de Santo António atravessando 12 dos 16 concelhos algarvios, tendo posteriormente do outro lado da fronteira ligação à rede de ciclovias europeia, o que nos deixa muito terreno para investigar ciclisticamente.
Do que pude verificar aqui no concelho de Lagoa, o trajecto é interessante até porque é feito por estradas secundárias ou caminhos rurais e do que consegui verificar, só entra na estrada principal perto de Armação de Pêra, o que é garante de um passeio sem grandes percalços.
Creio que ainda falta alguma sinalização, quer vertical, quer horizontal, mas já dá para fazer umas belas passeatas e até treinar distâncias mais longas tendo em vista a grande viagem de 2007.
Quero naturalmente percorrer esta via em toda a sua extensão. Logo que tenha mais novidades acerca deste equipamento fundamental aqui vos deixarei noticias.
14 Comments:
Caro amigo Pulanito, nunca perdi de vista a execução desta obra, está prevista terminar em Março do corrente ano, e para surpresa não está com atrasos significativos, é altura para começar a olear a máquina e convidar os amigos para uma passeata.Aceite os votos ainda que tardios de um BOM ANO
Caro Alberto,
tenho visto a sua filha que me tem dado noticias suas.
É agora que vamos dar umas voltas por este lindissimo algarve.
boa ideia..estou ansioso por experimentar esta alternativa ciclistica
Ora aí está uma coisa para fazer em dois dias. E lá para a frente - na fase final do treino para a "grande passeata de 2007" - num único dia.
E o piso ? É para rodas de 20 mm ou de 36 mm ? estrada ou btt ?
E a "grande passeata de 2007" ? Estás a pensar na tal ?
Em Agosto vai ser difícil fazer 3 semanas seguidas, pois a Volta Portugal vai de 4 a 15 de Agosto...
Mas alguma coisa se arranjará.
Para o Carneiro,
Em relação ao piso que conheço é um misto de terra batida e alcatrão, mas lá mais para a frente darei mais pormenores.
Em relação às rodas, pois terá que ser uma coisa que dê para os dois traçados.
Em relação à passeata, estou deveras empenhado, veremos como correm as coisas lá mais para a frente.
novo ano, novos posts! ;) o espirito mantem se, e o entusiasmo dos visitantes tambem, sempre desejosos de noticias, novidades.
fico contente por saber que a ciclovia é uma realidade, já tinha ouvido falar mas não sabia onde era ... fico com o "bichinho" de a ir experimentar mal tenha possibilidade.
um abraço
diogo
p.s. em relação a um post antigo sobre nomes engraçados tenho descoberto, nesta magnifica cidade do porto, alguns bem curiosos: "mal cozinhado" e "o papão", faltam alguns mas a memória em época de exames não é a mesma ...
O "projecto 2007" já está em fase de olhar para os mapas.Passa por lá. E se deres achegas - mesmo ou sobretudo por e-mail - até agradeço.
Vou cravar o Francis do Berra-boi que é um entendido em estradas espanholas, para se ver qual a melhor forma de abordar el toro.
Hoje comecei a dieta e vou daqui para o Inatel massacrar o esqueleto com uma hora de corrida...
aquele abraço.
Boa companheiro, é preciso estar em forma ( coisa que se me escapa) para poder enfrentar os desafios.
Esta semana fui ew vim de bicicleta para o trabalho e afins, e ao fim de semana quero ver se lhe dou....
Abraço
Pulanito
é de aplaudir estes projectos.
em Beja fizeram uma ciclovia em torno da cidade mas... nada como a terra batida...
Pedalar, ou correr, ao som dos carros e respirar os gases catalisados não é uma combinação muito saudável.
No Alentejo ainda temos muitos e muitos caminhos "naturais", mas nas grandes cidades são cada vez menos.
Há que aplaudir estes projectos e usufruir deles, para que sejam cada vez mais.
Podes crer Jorge,
E para quem já apanhou uns quantos sustos, acredita que para além da beleza, a segurança é um dos motivos mais aliciantes desta nova ciclovia com 210 km...parece-me que a de Beja só tinha 5 Km...isso é coisa de moço pequeno!!!
Também quero percorrer isso tudo um dia. Acho que a iniciativa é muito boa. Se souber de alguma coisas em relação a essa via é favor divulgar. Obrigado.
Boas pedaladas
Daraopedal
Se precisar de companhia para inaugurar essa ciclovia algarvia não hesite em dizer qq coisa...
Depois de ter feito Troia-Sagres este era um bom desafio!
Abraço
Rodrigo Pignatelli
não era para haver uma ciclovia / caminho pedestre (tipo Santiago de compstela na minha imaginação), através da Serra Algarvia de Espanha até Sagres??
Onde é que se situa?? ando fervorosamente á procura do locaL!
na região do sotavento??
espero pela resposta!
Enviar um comentário
<< Home