Último sonho de 2006 - à falta de melhor titulo
Terminei o ano com um sonho algo perturbante. Sonhei que me havia mudado em definitivo para Entradas (à custa de muito sonhar vai um homem materializando os seus sonhos) e que tinha optado ter como actividade uma espécie de 3 em 1.
Sonhei que andava pelos Montes das redondezas - neste devaneio fantasioso, eram habitados e prenhes de uma vida repleta de pujança - onde oferecia os meus serviços de: cuidados médicos primários, amola tesouras, facas e outros artefactos cortantes e ainda, retocador de fotos de Cavaco Silva (sic)!!.
Fazia-me transportar numa bicicleta especialmente equipada para o efeito. Quando chegava aos locais era logo rodeado pela criançada que emprestava a este meu sonho a paisagem sonora perfeita. Vestia a minha bata branca e lá ia fazer ou mudar pensos, dar uns pontos na carne crua dalgum gaiato, medir tensões, temperaturas, glicemia, colesterol e ainda recolhia algumas análises mais urgentes. Enfim, fazia uma medicina preventiva a pedal, num misto de aprendiz de João Semana, misturado com amola tesouras, que era outro dos serviços que tinha para oferecer. Já aqui (noutro post) descrevi o quanto me entusiasmam estes verdadeiros globetrotters, com a sua gaita peculiar, que ao anunciarem a sua presença através do som característico deste instrumento, atraíam os adultos que necessitavam dos seus serviços, mas sobretudo, a maralha de ranho no nariz que deixava voar os sonhos nas fagulhas do esmeril.
É sempre um espectáculo peculiar o destes profissionais, tanto mais que a capacidade de metamorfosear o transporte em oficina ambulante ainda hoje me impressiona, agora imaginem só, eu ser o próprio amolador.
Estas duas actividades, apesar de serem em sonhos, poder-se-ão encaixar no éter das minhas fantasias mas, retocar fotos de Cavaco Silva é que não vislumbro ligação!
Depois de suturados, medidos e medicados, entregava-me à nobre arte de amolar, arranjar ou recuperar ferramentas e artefactos, mas depois destas actividades ainda tinha outra, que curiosamente neste sonho estava muito em voga, retocar fotos de Cavaco Silva, que eu fazia através do meu computador portátil, em programa especifico, mas com uma particularidade; os retoques eram dados no ecrã do computador com uma lixa de água muito fina, que lhe alisava a pele, conferindo-lhe um ar mais cinematográfico, mas o que as pessoas queriam mesmo era que lhe retirasse os “ gafanhotos” brancos que lhe colonizavam os cantos da boca, e que eu (de novo com a minha bata branca vestida) procurava muito profissionalmente cumprir.
Devo de ter acordado aquando de algum destes retoques no presidente, porque não me lembro de mais nada.
Bem, para primeiro post do ano, já deu para reparar que a minha saúde mental não anda lá muito recomendável, nem sei mesmo porque é que estou a escrever isto, e pior ainda, porque é que o vou compartilhar convosco. Posso mesmo travar este impulso de publicar esta verborreia, mas há qualquer coisa que me diz que não, que devo passar por esta provação humilhante mas que mesmo assim vou tentar salvar com um escrito da juventude e que de algum modo tem a ver com o que aqui foi debitado.
Eu não acreditava em sonhos
Mas ontem eu sonhei
Que era uma ave cruzando os mares da liberdade
Que pousava neste e naquele ramo
Das árvores da felicidade
Hoje eu acordei
Agora já não sei
Se sou um homem sonhando que é ave
Ou uma ave
Encarnando o eterno pesadelo de ser homem!
V.V. 79
10 Comments:
Quando um homem sonha o mundo pula e avança....
Fantástica poesia! Agora essa do Cavaco...
Fantástica poesia! Agora essa do Cavaco...
Por vezes os sonhos tornam-se realidade, mas um amola tesouras de pc portatil!...
Hummm, não estou a ver, bom eu jà sonhei que andava no alentejo a caçar elefantes, tambem espero que nao se torne realidade. Um abraço
A. carvalho
Sonhar que se vive em Entradas... Ora aí está um sonho que passa pela cabeça de muita gente mas que poucos acabam por concretizar... Fica a certeza de... "Um dia..."
Acabei de descobrir este blog e acho que vou passar a acompanhá-lo. Entradas para mim é sonho, é realidade, é paz... É o que eu ambiciono.
Um dia, quem sabe, quando terminar o curso possa dizer: Vivo em Entradas...
Quem sabe...
Mas será sempre o meu porto de abrigo...
Obrigada :)
Olá Tânia,
Bem vinda. Sonhar não faz mal, porque quando um homem sonha, o mundo bláblá...bláblablá.
Eu tenho a certeza que um dia regressarei ao meu casulo, aos meus passos calcorreados, ás veredas da minha infância e quem sabe se ainda verei com àgua o pego da maria Jacinta....o mundo dá tanta volta...~
No momento em escrevo acabei de chegar de lá...levei uns amigos que ficaram deslumbrados.
Vai aparecendo...até porque, se não for a direito, por portas e travessas ainda seremos primos, por isso, para além do mesmo ar que respiramos, ainda seremos consanguineos e isso é uma coisa que me apraz.
Só uma coisa...ando maluco por fazer em Entradas a FESTA DOS SANTIAGOS...o que achas?
Olá Napoleão.
Pelo que vejo, já reconheceu em mim a Tânia do Trigueirão... Ou não?
Ora por mim esse encontro vai para a frente: apesar de infelizmente não ter tido a sorte de ser contemplada com esse nome que adoro (fiquei só Martins da parte do meu avô Hugo) Santiago será um nome que irei assinar sempre... Em memória da minha avó Maria Augusta Santiago.
Por mim e com a minha ajuda pode contar para essa tão bonita organização... Não vejo melhor terra para ela do que Entradas... é questão de se combinar e fazer uma coisa com jêto e manêra :)
fica aqui o meu email :
almeidaramos@gmail.com
Aguardo novidades.
Beijinhos da "prima"
Força com as noites de Santiago.
Nós queremos é festas
Tania,
Esta é uma ideia que venho amadurecendo há algum tempo. Como já não temos Trigueirão para fazer chegar a mensagem aos Santiagos por aí espalhados, resta-nos o contacto pessoal e agora este blogue, que sei já chegar a algumas pssoas, mas não a tantas como desejava.
De qualquer modo conto com a tua dinâmica para divulgares este embrião de iniciativa.
nada disto ainda existe, até porque a minha vida profissional está a dar uma volta de alguns graus e não sei para que lado isto vá pender, mas vou-te aqui deixando novidades.
abraço
Oi, tudo bem? Gostaria de saber sobre essa imagem que você usou no seu post. É sua? Você sabe de quem é? Obrigada.
Enviar um comentário
<< Home