Vitor Encarnação - Fio de Ariadne
Vitor Encarnação é no meu entender um dos melhores escritores alentejanos. Com um estilo próprio e inconfundível, retrata os motivos das suas crónicas com uma tal destreza verbal, que os textos navegam ali entre a crónica, a prosa poética e a poesia propriamente dita, vai daí e para vincar mais a sua afirmação em forma de escrita chama-lhe “prosemas”.
Sou um incondicional admirador dos “prosemas” do Vitor, neles me vejo e revejo, e até sinto alguma pontinha de saudável inveja por não dominar o verbo com a magia que o Vitor lhe empresta.
Aqui há tempos mandou-me um mail, pedindo-me para escrever umas palavras prévias para o seu novo livro (julgo que já vai no sétimo ou oitavo!) Fio de Ariadne. Aceitei o desafio, mas senti que podia não estar à altura deste filigranista da escrita, e lá esgalhei o texto. Deixei simplesmente falar o coração. O Vitor gostou do resultado e por isso lá estarei com todo o prazer na apresentação do mesmo, ficando mesmo orgulhoso do minúsculo contributo que dei para esta obra que vivamente recomendo a quem por aqui passar.
Deixo aqui o texto do press release para que possam ponderar aparecer em Castro Verde no próximo sábado, 23 de Abril junto à Rotunda das Ovelhas e adquirir um livros autografado por um dos melhores autores alentejanos (para não me esticar muito, apesar de me apetecer!) da atualidade.
Fio de Ariadne é o novo livro de Vítor Encarnação. É composto por uma seleção de 35 crónicas publicadas mensalmente no jornal Correio Alentejo.
É um livro de impressões e intuições, um olhar intimista e alternativo sobre a realidade que dá corpo e existência ao autor. A sua luz, as suas sombras, as suas raízes, o eco das palavras, a cinza do tempo.
São essencialmente ideias do mundo em que vive: sempre coisas de homens e mulheres aquém e além de si próprios.
É uma edição 100Luz, tem prefácio de Napoleão Mira e grafismo de Joaquim Rosa.
Vai ser apresentado no próximo sábado, dia 23 de Abril, pelas 17.30 na Feira do Livro em Castro Verde.
1 Comments:
Presente!
jm
Enviar um comentário
<< Home