Faltam 15 Dias Para a Anual Epopeia Pedalante
Pronto! Estamos mais ou menos a duas semanas da partida para Santiago de Compostela, nesta que será a minha terceira viagem de bicicleta à cidade peregrina da Galiza.
Desta feita, efectuaremos esta viagem durante o mês de Julho de modo a que a nossa chegada coincida com o dia 25 de Julho, dia de Santiago, o que quer dizer que este é ano de Jacobeu, coisa que só acontece algumas vezes por século, dizendo-me as boas e as más línguas que a cidade se engalana especialmente quando tal data tem lugar, e que não se deve perder por nada deste mundo.
Desta vez e para homenagear o meu homónimo farei um novo “caminho de Santiago” que aqui e ali se cruzará com esse antiquíssimo itinerário, mas que terá como lema atravessar terras que têm (ou já tiveram) o nome de Santiago na sua toponímia.
Será uma viagem em que o calor se fará sentir de sobremaneira, fazendo com que esta jornada seja mais difícil que as antecedentes onde participei, mas que seguramente nos trará maior satisfação à chegada.
Pela minha parte, sairei do Algarve no dia 16 de Julho em direcção a Santiago do Cacém (141 Km) fazendo a nacional 120 que percorre o litoral alentejano.
Será uma primeira etapa durinha, até porque os meus treinos para além de escassos, têm entremeado com muita celebração o que fez com que voltasse a ganhar peso.
No dia seguinte e fazendo jus ao meu propósito farei poiso em (Santiago de) Entradas, minha terra, minha pátria e meu abrigo, depois de percorrer os poucos mais de 80 Km que separam estas duas “Santiaguineas” localidades.
No dia 18 de Julho demandarei terras mais a norte saindo de Entradas em direcção a Santiago de Escoural, que dista de Entradas aí uns bons 120 Km
Nessa noite farei poiso em casa dos amigos Joaquim Miguel e Maria Adelina, que me tratam com esmero tal de que nem por sombras me sinto merecedor, mas como poderia dizer não a tão genuínos amigos!
A partir daqui já terei a companhia dos seis magníficos (Joaquim Miguel, Joaquim Piteira, Vítor, António Piteira, Ricardo Casaca e Arlindo) com quem embarcarei para a segunda metade desta apetitosa aventura.
Este será o último ano em repetiremos o percurso que a partir daqui iremos cumprir e, que será, praticamente igual ao dos outros anos, até porque nestas coisas das bicicletas e em grupo, a organização é parte fundamental do êxito da viagem. Daí não arriscarmos itinerários desconhecidos, mas ficando desde logo assente que no próximo ano a coisa terá uma componente mais radical, o que obrigará a que façamos grande parte do percurso em bicicleta de montanha, mas isso é coisa que trarei aqui a seu tempo.
Partiremos da Graça de Divor na segunda-feira dia 19 de Julho em direcção a Torres Novas (160Km) na que será a etapa mais longa deste percurso. O que nos vale é que o trajecto é “amigo” , pelo que chegaremos cansados, provavelmente amassados, arrasados, doridos em partes sensíveis mas felizes por ao final da tarde poder largar a nossas meninas de duas rodas para finalmente descansar.
Depois é sempre a seguir por aí a cima em direcção à Guia perto de Pombal passando por Fátima, onde os religiosos ciclistas pedem divina protecção (o que não é o meu caso, mas respeito incondicionalmente as crenças dos outros), seguindo depois para Ílhavo, e já na recta final rumaremos a terras do verde Minho com pernoita em Valença e depois um último e doloroso assalto até terras de Santiago.
Ainda daqui não saí e já tenho vontade de chegar, tanto mais que, este ano queria fazer um relato mais pormenorizado desta jornada, até porque nestes moldes será a última que efectuaremos.
Pronto. A partir do dia 16 de Julho é só seguir aqui as peripécias destes gloriosos malucos das máquinas pedalantes.
1 Comments:
Vamos a isto Nap!
No sábado temos treino colectivo,mas não digas ao Carneiro que o gajo não gosta de sardinhas"à la plancha"...
O gajo agora é só motas e patins em linha(de Cascais,pois!).
Haja saúde!
jm
Enviar um comentário
<< Home