"A Bordo Com o Carlos" - Vai Reabrir Em Breve.
Constou-me que o Comandante Carlos Monteiro, o grande criador dos Jantares da Mesa do Comandante, que durante mais de dez anos labutou no restaurante "A Bordo Com o Carlos" ali para os lados de Benagil - Lagoa - Algarve e que em 2007 resolveu fazer um interregno na sua actividade, parece-me que está de volta.
Carlos Monteiro é um amante da gastronomia tradicional e um defensor intransigente dos produtos genuínos que faz questão de utilizar em cada uma das suas receitas. Ele é manteiguinha de ovelha e mais o verdadeiro queijo da mesma, ele é presunto das melhores proveniências caseiras, ele é o peixe da nossa costa, ou as carnes das capoeiras e pocilgas das brenhas da serra de Monchique ou mesmo o afamado vinho da Amareleja e arredores são alguns dos produtos de que a talhe de foice o pensamento me foi debitando.
No "A Bordo Com o Carlos", celebrei muita da minha vida. Ali comi, bebi, namorei e até casei. Ali fechei negócios, conheci novos amigos, degustei pratos, petiscos e afins, provei vinhos, medronhos e derivados.
Último jantar no "A Bordo Com o Carlos" em Dezembro de 2007
na foto da esquerda para a dir. - Zé Manel, António José Brito, Nap, Comandante Carlos, Cotovio, Tito Semedo e José Luis zambujeira.
Quando nos finais de 2007 o Carlos me deu a notícia de que iria fechar, foi um choque de que tive dificuldade em me recompor, até porque pela mesma altura haviam fechado outros templos gastronómicos da minha predilecção.
No outro dia encontrei o Carlos, e assim mais ou menos entre dentes disse-me que iria em breve reabrir, só que ainda não sabia onde nem quando, mas que não deveria de andar longe da zona de Portimão, até porque muita da sua clientela é oriunda desta zona.
Como sei que muitos dos meus leitores são meus amigos pessoais, e se o são, então já foram comer ao Carlos certamente; os que não são, fica aqui uma recomendação de um local, que embora ainda não sabendo onde irá ser, recomendo antecipadamente.
Sei que no que toca a recursos humanos, a equipa é praticamente a mesma que “jogava” de olhos fechados, sobre a batuta de Mestre Carlos.
Pessoalmente fico à espera do convite para a reabertura desse espaço de convívio e surpresa degustativa a que o Carlos Monteiro nos habituou.
Quando o “ A Bordo Com o Carlos” reabrir, aqui trarei crónica mais eloquente, mais actualizada e com os contactos certos para que os meus amigos e leitores provem por si as palavras que agora debito.
Etiquetas: A Bordo Com o Carlos, barcos de coleccção, Carlos Monteiro, Comida regional, Manteiga de Ovelha, Medronho, vinho alentejano
7 Comments:
Pulanito abrindo o seu cardápio.
Haja saúde!
jm
Obrigado pela informação...
Lá iremos...
Celeste
Belos petiscos se comiam nesse restaurante. E aquela mousse de manga ou de outro fruto tropical de que agora não me lembro o nome, era um final de refeição de se lhetirar o chapéu. Sem nunca esquecer as mini garrafinhas de medronho servidas em tabuleirinho verdadeiramente kitsh, mas que ia muito bem com a atmosfera.
Também tenho saudades. Fico á espera da boa nova.
Nuno Gamito - Portimão
Vamos ter de volta o homem do assobio e das coisas terminadas em "inhas"......ai que excelente noticia...
Teresa C.
ate que emfim. ainda mais um anito para celebrar o jantar a mesa do comandante. Um abraco.Gwen da bretanha
A bordo com o carlos " sabor,som,cheiros,tato,visão" grandes momentos passados,indescritiveis,que eu sempre tive a certeza que irão voltar. vasco charneco
constou-me que será para os lados de Porches e que a previsão seria para este mês
Enviar um comentário
<< Home