Hip Hop Pessoa - Um Disco e um Documentário no Baú do Esquecimento
"Hip Hop Pessoa" (excerpts from the documentary) from Sara Esteves on Vimeo.
A 13 de Junho de 2008, acabadinho de chegar da minha primeira epopeia ciclística a Santiago de Compostela, completava-se nesse dia o 120º aniversário de Fernando Pessoa. Para celebrar tão redonda data foram programados diversos eventos sob o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa e também da Casa Fernando Pessoa.
Em boa hora o Rui Miguel Abreu se lembrou de trazer para a rua o príncipe dos poetas e dá-lo a conhecer às gerações mais novas.
Como a rapaziada do Hip Hop não são apenas aqueles grupelhos de boné ao lado e que rimam agarrando os genitais, maioritariamente negros e oriundos dos guetos periféricos, foi-lhes concedida a honra e o desafio de desmontarem as palavras do poeta, vestindo-as de novas roupagens sonoras e linguísticas.
O resultado está gravado em disco, mas nunca viu a luz do dia. O Documentário está acabado mas nunca foi exibido, aparecendo agora na net um excerto desse mesmo documentário, onde a convite do meu filho Samuel (SAm The Kid) tive o grato prazer de participar tanto no disco, como no espectáculo que teve lugar no Terreiro do Paço no dia do nascimento do poeta dos poetas.
Agora é só deitar o olho, comentar e fazer força para que tanto disco, como documentário vejam a luz do dia.