quarta-feira, junho 16, 2010

Começa Hoje o Festival Silêncio 2010


Começa hoje em Lisboa a segunda edição do Festival Silêncio com a participação de reconhecidas figuras nacionais e internacionais que fazem da palavra escrita ou dita o seu ganha-pão.

Espectáculos, workshops, debates e masterclasses são o grosso do programa do Festival Silêncio! 2010, que decorre em Lisboa, a partir desta quarta-feira até dia 26. Lisboa «volta a ser a capital da palavra», promete a organização, que anunciou «nomes incontornáveis da literatura e spoken word, nacional e internacional», convidados como Saul Williams, Ursula Rucker, João Peste, J.p. Simões, Mathias Enard, Alberto Manguel, Pedro Tamen e José Luís Peixoto.

O objectivo é o de dar a conhecer «novas criações artísticas e novas tendências urbanas em torno da palavra dita», sob a forma de concertos, leituras encenadas, conferências, lançamentos de livros e de audiolivros, poetry slam, spoken word e «espectáculos transversais, que cruzam música, vídeo e poesia».

O Musicbox Lisboa, o Instituto Franco-Português (IFP), o Goethe-Institut Portugal, o Teatro Maria Matos e o Cinema Nimas acolherão músicos, actores, jornalistas, realizadores e escritores portugueses e estrangeiros.

Entre as novidades conta-se a rubrica «Conversas do Silêncio», no IFP, encontro em palco entre grandes escritores num ambiente intimista e informal que pretende dar a conhecer a obra destes autores. Outra novidade é a mostra de filmes em torno da palavra, em parceria com o «Zebra», festival internacional de Poetry Film de Berlim. Vão regressar rubricas como o «Jardim dos Sons» (Goethe-Institut), com o lançamento de audiolivros, acompanhado de leituras encenadas e apresentações de peças radiofónicas e espectáculos de poesia sonora.

Saul Williams vai proferir uma masterclass na Faculdade de Letras sobre spoken Word e a escritora e contadora de histórias francesa Muriel Bloch debruçar-se-á sobre storytelling.
Finalmente, a nova rubrica «Silêncio Off» ocupará espaços alternativos com iniciativas lúdicas e de divulgação de novos projectos transversais de música, vídeo e poesia.

Pela minha parte, fui convidado pelos Social Smokers para com eles fazer uma performance de spoken word na próxima sexta-feira dia 18 de Junho. O evento terá lugar no Music Box em Lisboa pelas 23.30 horas.
Gostaria de ver entre a audiência algumas caras conhecidas, para tanto basta dirigirem-se a Lisboa e ao Cais do Sodré, e nesse nobilíssimo espaço, outrora poiso de marujos, proxenetas e prostitutas que dava pelo nome de Texas Bar.

Escrito por pulanito @ junho 16, 2010   1 comentários

1 Comments:

At 3:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ricardo Caetano,
Napoleão, Gostei mesmo muito de o ver esta última vez no MB, no Festival do Silêncio.
Senti...
Forte Abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home

Deixe aqui a sua opinião sobre o Fado!

Entradas Anteriores

  • Os Dias da Raiva e Algumas Clareiras de Felicidade
  • Brutal Foto de Mariana Maria - A Marianita da Estação
  • Zé Do Pedal Chegou a Joanesburbo.
  • Apresentação do AO SUL em Ourique
  • No Silêncio da Estrada
  • Pulanito On Tour
  • Julio Prega Saltos - A Angustia do Guarda-Redes no...
  • Pulanito On Tour
  • Inesperada Visita de meu Amigo Carlos Salgueiro
  • Arqueologia em Forma de Escrita
  • Reveillon

Powered by Blogger


 

 visitantes online